A cidade de Vicenza é um verdadeiro tesouro escondido na região italiana do Vêneto. Não muito procurada pelo turismo de massa, é uma fantástica opção para quem tem uns dias sobrando ali perto, em Veneza. Quem curte arquitetura clássica, deve aproveitar para conhecer em área urbana boa quantidade de projetos de um de seus maiores nomes, Andrea Palladio.
Apesar de admirar as conhecidas “villas” de Palladio, o que motivou minha ida a Vicenza, era conhecer seu ultimo projeto, o impressionante Teatro Olimpico. Inaugurado em 1585 é o mais antigo teatro coberto do mundo e esplendidamente bem conservado, continua até hoje exibindo espetáculos.
Logo na chegada, o bonito jardim com estátuas é sob medida para que os que enfrentaram a caminhada pela cidade até chegar lá poderem relaxar antes de começar a visita propriamente dita. Junto à bilheteria, fica a loja do teatro, que além dos “souvenires” é uma pequena livraria especializada em Palladio e arquitetura paladiana.
Como um espetáculo teatral, o percurso envolve alguns “atos” antes do “grand finale”. No primeiro salão, o “Anti Odeon” há uma pequena exposição com placas e bustos de ilustres visitantes. No alto das paredes os afrescos retratam os espetáculos promovidos pela Accademia Olimpica, antes da construção do teatro.
Em seguida, a “Sala dell’Odèo”, com paredes ricamente pintadas, onde até hoje são realizadas, palestras e cerimônias. Daí se desce a rampa com ilustrações da primeira encenação no teatro, “Édipo Rei”, de Sófocles, até a plateia.
Mesmo descrevendo os detalhes, não há como transmitir a sensação de encantamento que se tem ao abrir a cortina que dá acesso à plateia em forma de anfiteatro, cercada por colunas e estátuas. A suave música ao fundo serve para aumentar a emoção ao se contemplar o teto pintado com um céu azul cheio de nuvens dando a impressão de estar em um sonho.
Como não poderia deixar de ser em um teatro, o ponto principal é o palco. Encimado por arcos e colunas, o incrível cenário com efeitos de pintura “trompe-l’oeil” reproduz as ruas de um bairro da Grécia antiga em uma perspectiva deslumbrante.
A ilusão de ótica dá a impressão de que o palco é enorme, e na verdade ele não tem mais que 15 metros de profundidade. É impossível não se comover ao visitar esta magnífica obra de arte.
O teatro Olimpico de Vicenza fica na Piazza Matteotti, 11. Informações sobre preços e horários de visitas estão neste link. Quem chega de trem e planeja visitá-lo antes de conhecer a cidade, pode tomar os ônibus 1,2 5 ou 7 na parada na frente da estação. A passagem pode ser comprada direto com o motorista, no valor exato ou em terminais de autoatendimento no saguão da rodoviária, no lado esquerdo da estação de Vicenza.